Vantagens e desvantagens 

de comprar imóvel na planta.

Comprar um imóvel na planta é o sonho de muitos brasileiros. Mas, embora haja algumas vantagens de adquirir um imóvel ainda em construção, essa opção também é repleta de problemas. Vamos ver os dois lados dessa moeda.

Principais vantagens de adquirir um imóvel na planta:


Flexibilidade na forma de pagamento.

Outra vantagem da compra do imóvel na planta é a flexibilidade no pagamento das prestações. Você pode, por exemplo, pagar uma entrada maior para evitar pagar prestações intermediárias, ou uma entrada menor e pagar prestações intermediárias maiores. Em vários casos, é possível até negociar um bom desconto pagando uma entrada mais substancial. Com o mercado mais estável, como o de hoje, as construtoras precisam de mais dinheiro para se financiar, e por isso é mais fácil conseguir um desconto. Mas… cuidado! Planeje-se para não precisar financiar o imóvel com a incorporadora após o término da construção. O custo do financiamento pode ser elevadíssimo – em muitos casos, 1% + IGP-M, o que pode beirar 18, 19% ao ano!


O preço dos imóveis na planta tende a ser inferior ao de imóveis prontos para morar?
Na teoria sim. A lógica é simples: afinal, existe o risco de atrasar a entrega ou a construtora falir. E, se o risco existe, o preço deve trazê-lo embutido. Mas não é isso que tem sido observado no país ao longo dos últimos anos. Em muitos casos, os preços de apartamentos na planta são superiores aos de unidades já prontas. Esse fenômeno acontece em empreendimentos em que as incorporadoras de capital aberto liquidam as unidades remanescentes, com descontos que chegam a 30%, anulando a valorização do imóvel na planta.

Existe a oportunidade de valorização do imóvel durante o andamento das obras?
Essa é uma contrapartida do primeiro ponto destacado. Se comprar imóvel na planta é mais arriscado porque não há garantia alguma de que a unidade estará pronta no prazo desejado, à medida em que a construção evolui é previsível que o risco diminua e, com isso, o preço da unidade aumente. Há alguns anos, durante o boom do mercado imobiliário brasileiro, muita gente ganhou dinheiro especulando com essa característica do mercado de imóveis na planta. Compravam o imóvel, aguardavam a valorização e em seguida o vendiam. A estratégia deu certo enquanto os preços estavam subindo agudamente, mas começou a fazer água com a estabilização percebida a partir de 2012. Com esta mudança no mercado tivemos uma mudança salutar no perfil do investidor, de especulativo para patrimonial, este investidor deseja rendimentos seguros e a longo prazo, com imóveis pequenos para locação ou quartos de hotéis de grandes redes.

Principais desvantagens de adquirir um imóvel na planta.


O risco de jamais ver o imóvel pronto
Um grande risco de comprar imóvel na planta é o de jamais vê-lo pronto. É por isso, afinal, que imóveis na planta normalmente deveriam custar mais barato. No fim da década de 1990, muitos brasileiros souberam o que foi isso com a crise da construtora Encol. Mas, infelizmente, esse não é um problema do passado brasileiro. Mesmo hoje a falência da incorporadora pode se transformar em um problemão para os compradores.

Atrasos na construção do imóvel.
Não espere que a obra fique pronta a tempo. É bastante provável que não ficará.
Para se precaver, verifique se o contrato prevê penalidade em caso de atraso. Muitos contratos preveem, já de praxe, o atrasinho de 6 meses, mas é comum a ocorrência de atrasos bem superiores a esse prazo.
Mas é importante frisar que a construtora não tem o direito de atrasar a entrega do imóvel. Contudo, honrar as cláusulas de penalidade normalmente demanda que se procure o Poder Judiciário.

Renda pode ser insuficiente para financiamento.
Esse é um fator que pouca gente presta atenção na hora de comprar o imóvel. Muitas pessoas não conseguem pagar, ao longo da construção, o mínimo necessário para conseguir que sua renda banque o financiamento na rede bancária.
Como resultado, sobram duas alternativas: ou financiam o imóvel pela própria incorporadora, sendo obrigado a pagar juros excessivamente altos; ou desistem do negócio, tendo que efetuar o pagamento das multas contratuais e levando um grande prejuízo.
Nenhuma das hipóteses é razoável. Portanto, muito cuidado com o estudo das condições do financiamento após o término da construção do apartamento na planta

SIM, EU QUERO UM IMÓVEL NA PLANTA